3 Passos Simples para acumular Pontos e Milhas

3 Passos Simples para acumular Pontos e Milhas

Por onde eu começo? Dúvidas frequentes vem a cabeça de quem deseja acumular milhas e pontos. Realmente, é tanta informação cruzada de fontes diferentes que, na maioria das vezes, confunde mesmo!

Por isso a equipe Insight criou um passo a passo bem simples, com informações completas, para você entender de uma vez por todas, como funciona esse negócio de voar de graça no Brasil e no Mundo! 

Se você já sabe como usar suas milhas, passe esse conteúdo pra frente, pois sempre tem alguém na família ou algum amigo quebrando a cabeça para descobrir como esse negócio funciona! E se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, leia esse post, afivele o cinto e prepare-se para começar a voar de graça!

PASSO 1. INSCREVA-SE NO PROGRAMA

Essa parte é muito simples! Cada companhia aérea no mundo tem um formulário de papel no balcão do aeroporto ou em seu website, onde você pode inscrever-se gratuitamente no Programa de Milhas, Programa Fidelidade, Programa de Passageiro Frequente (Frequent Flyer Program) ou qualquer outro sinônimo que tenha o mesmo objetivo, dar milhas em troca da sua preferência na hora de voar. 

Feita a inscrição, pessoalmente ou virtualmente, você receberá um cartão de milhas com um número (muitas vezes é o seu próprio cpf) que deverá ser informado para a cia aérea todas as vezes que você comprar uma passagem ou no momento do check-in para o seu embarque e pronto!
Você já estará acumulando milhas! É isso mesmo, sem pegadinhas, simples assim, fácil e de graça!

E agora geralmente vem outra dúvida, sobre a diferença entre milhas e pontos. A palavra “milhas” é uma derivação da americana mile – que é a medida de distância utilizada nos Estados Unidos, similar ao km no Brasil e segue essa proporção: 1 milha (mile) = 1,6 km. Logo, programas de milhas têm a ver com quilometragens voadas. Você compra a passagem, informa o número do seu cartão fidelidade, voa e ganha milhas! Muito simples também, não é mesmo?

Já os pontos são benefícios que você acumula, mas de outra forma e sem precisar voar. Como? Pelo Clube de Benefícios do seu cartão de crédito. Você liga para o seu gerente no banco e descobre que o seu cartão acumula pontos todas as vezes que realiza alguma compra e que, todos esses pontos, vão sendo automaticamente registrados na sua fatura do cartão e ficam lá, esperando para serem utilizados por você. 

Caso seu gerente informe que, seu cartão de crédito não acumula pontos, pergunte como trocar por um cartão que tenha esse benefício. Ele também poderá lhe dar informações completas, como por exemplo, quantos pontos você ganha por real gasto e para quais cias áreas você poderá transferir seus pontos para trocar por passagens.

Transferir pontos? Pra onde? Para o cartão fidelidade que você já aprendeu como fazer no início desse texto. Essa é uma das boas notícias, pois dessa forma você acumula os pontos (por gastos no cartão de crédito) e as milhas (voadas) para a mesma companhia aérea e pronto! Automaticamente seus pontos serão todos somados no mesmo cartão e a mágica começa a acontecer! A possibilidade de emitir uma passagem gratuita para conhecer o destino dos seus sonhos! 

Geralmente o processo todo é bem simples. A parte mais difícil dessa brincadeira toda acaba sendo escolher em qual cia aérea você deseja acumular seus pontos e milhas. Com tantas opções no mundo fica difícil escolher uma só, não é mesmo? Então tenho outra ótima notícia!
Hoje em dia, ao escolher uma cia aérea você passa a acumular milhas para um grupo de cias aéreas, dá uma olhada no próximo passo!

PASSO 2. ACUMULE MILHAS E PONTOS

Grupos de companhias aéreas! Não poderiam ter inventado coisa melhor para a felicidade dos viajantes frequentes! Há um ditado que diz: “Grandes projetos pedem grandes parcerias”.  As cias aéreas parecem compreender isso muito bem. Assim com o tempo, foram criadas três grandes alianças aéreas: One World, Star Alliance e Sky Team, o que tornou muito mais fácil e rápido acumular pontos e milhas!

Funciona assim: Se você tiver um cartão fidelidade, poderá utilizar os pontos para trocar por passagens em qualquer uma das companhias parceiras, ou seja, do mesmo grupo. O inverso também é possível. Se você voa com várias cias aéreas do grupo, poderá pontuar todas as milhas voadas em um único cartão fidelidade, centralizando toda a sua pontuação em um lugar só.

Então, não perca tempo! Dê uma olhada nas alianças abaixo e escolha uma cia aérea de cada grupo para fazer o seu cartão fidelidade. Basta acessar o site da opção escolhida e preencher o formulário do seu programa fidelidade. Com toda essa facilidade gratuita, não custa nada aumentar as chances de pontuar e voar, não é mesmo? 

Para acessar mais informações, clique no nome de cada aliança:

ONE WORLD

STAR ALLIANCE

SKYTEAM

Agora, um exemplo para resumir: Digamos que você tenha um cartão fidelidade da CIA X e seu cartão de crédito acumule pontos que possam ser transferidos para a mesma CIA X. Olha que genial! Dessa forma, você consegue acumular milhas quando: 1) Você voa com a CIA X – ou com qualquer uma das parceiras do grupo -, e 2) quando compra passagens com o seu cartão de crédito. Você ganha pontos “dobrados” com a mesma passagem aérea, por comprá-la utilizando o seu cartão e pelas milhas voadas. Pontos em dobro na mesma passagem! Maravilha, não é mesmo? 

3. TROQUE PONTOS E MILHAS POR PASSAGENS AÉREAS

Quem já trocou seus pontos por passagens sabe como é bom voar de graça. Você também pode comprar uma passagem em classe econômica e fazer um upgrade para a classe executiva ou primeira classe, utilizando as milhas – o que certamente será uma experiência confortável e inesquecível. 

O processo de troca de pontos por passagens é muito similar (para não dizer quase idêntico) entre todas as cias aéreas, respeitando é claro, algumas exclusividades do programa fidelidade de cada uma. Não poderia ser diferente, já que hoje elas fazem parte de grupos mundiais e devem alinhar seus processos para que haja interação e compatibilidades entre elas.

A primeira coisa que você precisa fazer antes de trocar seus pontos por passagens é ter estas informações na mão: o telefone do seu programa fidelidade, o número de seu cartão fidelidade e o saldo de pontos que você possui. Mais um detalhe, tenha seu cartão de crédito em mãos, pois na hora de emitir sua passagem, os atendentes irão solicitá-lo para o pagamento das taxas de embarque, valor que as milhas não cobrem, pois é destinado à administração e manutenção dos aeroportos de passagem. Tudo pronto? Agora é hora de ligar para a cia aérea emissora do seu cartão fidelidade e descobrir se a sua pontuação é suficiente para a troca da passagem desejada, seja ela nacional ou internacional, a qual poderá ser reservada com qualquer cia aérea do grupo que opere a rota que você quer voar.

A grande maioria das cias aéreas já disponibilizam a reserva de passagem com milhas direto no website de seus programas fidelidade, porém geralmente na opção de reserva online, você fica restrito apenas a consulta de voos daquela cia aérea na qual você está logado. Portanto, se desejar aproveitar todas as opções de rotas das parceiras do grupo, ainda não tem outro jeito a não ser reservar um tempinho no seu dia para pegar o telefone e ligar. 

É pelo tele-atendimento do seu cartão fidelidade que você abre o seu leque de opções, esclarece dúvidas, reserva e emite passagens com milhas.  Não importa qual cia aérea do grupo faz a rota que você quer voar, é a companhia que emitiu o seu cartão fidelidade que se encarrega de reservar pra você. 

Tudo isso é muito simples, mas muitas vezes não é fácil conseguir lugares destinados a trocas por integrais por pontos! As cias aéreas disponibilizam um número X de assentos em cada voo para serem utilizados com pontos fidelidade, por isso, quanto mais flexíveis forem as datas da sua viagem, mais fácil será solicitar ao tele-atendimento que verifique vários dias consecutivos com várias cias aéreas do grupo, até conseguir uma data que você consiga trocar os seus pontos.

Se você está demorando muito para completar a pontuação que precisa para trocar pela passagem desejada, existe a possibilidade de trocar parte da passagem por pontos acumulados e pagar o restante do saldo no seu cartão de crédito. Nessa opção, é interessante você simular o valor como se estivesse fazendo uma compra normal para verificar se o valor a ser pago na troca milhas/saldo compensa.

Outra informação importante: As milhas geralmente valem de 1 a 3 anos, sendo que esse período pode variar entre as cias aéreas. Então, não deixe para depois as milhas que você pode trocar hoje! O tempo passa rápido e a vida não para! 

Deixe o Mundo te Inspirar.
VOAR DE GRAÇA NÃO TEM PREÇO!

Insight

Voltar ao Topo